Como benefícios flexíveis fazem a diferença em equipes multigeracionais
Os benefícios corporativos que a sua empresa oferece estão de acordo com as expectativas dos colaboradores?
Hoje, o mercado é marcado pela diversidade de perfis, com equipes multigeracionais que possuem expectativas e necessidades distintas.
Por isso, oferecer benefícios alinhados às demandas de cada grupo é estratégico para o RH, principalmente quando falamos sobre atrair e reter talentos qualificados.
Afinal, eles auxiliam a manter baixos níveis de turnover e são essenciais para potencializar o engajamento e a satisfação dos profissionais. Vem entender!
O que são benefícios corporativos?
Benefícios corporativos são vantagens oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores, além do salário, com o objetivo de promover bem-estar, aumentar a satisfação, atrair e reter talentos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Entre os exemplos mais comuns estão planos de saúde, vale-alimentação, auxílio-educação, vale-combustível, vale-cultura, previdência privada ou benefícios flexíveis, diferentes soluções personalizadas para atender a demanda de cada profissional.
Por que optar por benefícios flexíveis?
Optar por benefícios flexíveis é uma alternativa mais assertiva para organizações que desejam atender às necessidades de colaboradores de diferentes perfis, idades e com necessidades distintas.
Esse modelo permite que cada pessoa escolha os benefícios que mais fazem sentido para seu momento de vida, tornando o pacote verdadeiramente relevante, tanto para jovens profissionais quanto para aqueles que têm família ou outras necessidades.
A personalização oferecida pelos benefícios flexíveis fortalece o senso de pertencimento, aumenta a satisfação e impulsiona o engajamento interno, porque a partir dessa solução, é possível fazer o colaborador se sentir reconhecido e cuidado em sua individualidade.
Além disso, benefícios flexíveis contribuem para a retenção de talentos e a construção de um clima organizacional positivo, onde todos percebem que suas necessidades e preferências são consideradas pelo RH e pela empresa.
Por que essa estratégia é interessante para equipes multigeracionais
Um mesmo ambiente de trabalho pode contar com profissionais Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z, e cada um desses perfis valoriza diferentes tipos de benefícios.
Enquanto profissionais mais experientes tendem a priorizar estabilidade, planos de saúde robustos e previdência, os mais jovens buscam flexibilidade, desenvolvimento pessoal e benefícios voltados ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal. E é por isso que oferecer um pacote padronizado pode acabar não atendendo as expectativas e necessidades de todos.
Ao contrário das opções mais tradicionais, que possuem uma finalidade específica, com um pacote de benefícios flexíveis cada colaborador “monta sua cesta de soluções” conforme a necessidade, aumentando a sensação de contentamento com a empresa e a motivação no dia a dia.
Como os benefícios influenciam o engajamento interno?
Quando colaboradores veem suas necessidades sendo atendidas, se sentem valorizados, e isso se reflete diretamente no engajamento, na produtividade e no clima organizacional.
Segundo um levantamento realizado pela Robert Half, 77% dos profissionais gostariam de ver mudanças nos benefícios corporativos, especialmente com avanços relacionados a personalização e flexibilidade.
O dado mais expressivo do estudo mostra que 80% dessas pessoas afirmam valorizar a possibilidade de escolher benefícios alinhados às suas necessidades individuais, característica diretamente associada à satisfação, engajamento e ao sentimento de valorização dentro da empresa.
No entanto, apenas 15% das organizações oferecem essa liberdade de escolha, evidenciando uma lacuna que pode ser transformada em diferencial competitivo pelas empresas que investem em benefícios flexíveis.
Ainda conforme os dados da Robert Half, 57% dos profissionais ativos consideram fundamental negociar salário se não encontram os benefícios que julgam importantes, reforçando o papel estratégico desses incentivos tanto na retenção quanto na atração de talentos.
Benefícios que realmente importam para a equipe contribuem para a redução do turnover, aumento do bem-estar, diminuição do absenteísmo e construção de uma reputação positiva da empresa como marca empregadora.
Por que benefícios flexíveis podem ser a solução ideal?
Os benefícios flexíveis permitem que cada colaborador escolha, entre várias opções, aquelas mais alinhadas à sua realidade e objetivos. Entre as principais vantagens desse modelo estão:
- Maior autonomia do colaborador para escolher como utilizar seus benefícios;
- Otimização do investimento da empresa, que passa oferecer benefícios realmente valorizados;
- Melhora significativa na satisfação, engajamento e retenção de talentos de diferentes gerações;
- Possibilidade de adaptação do pacote conforme mudanças pessoais ou no contexto do trabalho, tornando o RH mais estratégico e focado em resultados.
Conte com a Megavale Card na hora de oferecer benefícios
Se você quer inovar na gestão de benefícios e proporcionar uma experiência segura e simplificada para equipes multigeracionais, a Megavale Card tem a solução!
Nossas plataformas e cartões multibenefícios oferecem liberdade de escolha, gestão facilitada e uma ampla rede de aceitação, com opções de combustível, alimentação, vantagens e soluções flexíveis.
Oferecemos liberdade de escolha e gestão simplificada, permitindo ao RH personalizar ofertas e ao colaborador desfrutar de uma experiência completa.
Converse com nosso time e descubra como podemos ajudar sua empresa a ir além dos benefícios tradicionais, transformando o engajamento e a satisfação dos colaboradores!