Aceitar vale-refeição é uma das melhores maneiras de vender mais e fidelizar clientes. Mas você sabe como transformar esses benefícios em lucro real?
Essa é uma estratégia inteligente para restaurantes, padarias, cafeterias e outros food services que buscam aumentar a taxa de retorno e recompra.
Afinal, com milhões de trabalhadores que contam com auxílios voltados à alimentação no Brasil, estabelecimentos credenciados localizados perto de centros comerciais e empresariais têm uma oportunidade valiosa para atrair um público fiel e recorrente. Vem entender como!
Como aceitar vale-refeição pode impactar seu negócio?
Negócios que aceitam vale-refeição tendem a registrar um fluxo de clientes maior, uma vez que esse benefício é amplamente utilizado para refeições rápidas durante a jornada de trabalho.
A proximidade com empresas que oferecem vale aumenta a frequência e recorrência de visitas porque os colaboradores costumam dar preferência a locais que aceitam o cartão. Isso facilita o pagamento e otimiza o tempo de almoço.
Dados revelam que restaurantes, lanchonetes e padarias observam um aumento consistente no volume e no valor das transações quando aceitam vale-refeição.
Quanto os usuários do vale-refeição gastam em média?
Conforme indicadores recentes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor médio por transação com o vale-refeição em restaurantes cresceu 16,6% em relação ao ano passado. Ou seja, o consumo por cliente está sendo maior em 2025.
Pesquisas e dados recentes demonstram que o gasto médio por transação com o vale, no Brasil, é de cerca de R$25 por compra, podendo variar conforme a localidade (em capitais, por exemplo, esse valor pode atingir uma média de R$40).
O vale-refeição x fidelização
Aceitar vale-refeição cria um vínculo importante com o consumidor, porque proporciona comodidade e facilidade na hora de pagar pelas refeições.
E isso aumenta o índice de recompra no estabelecimento, já que os usuários de benefícios corporativos tendem a dar preferência a estabelecimentos que aceitam vale.
Podemos afirmar que a fidelização em restaurantes e lanchonetes é potencializada por alguns fatores como:
- hábito;
- conveniência;
- proximidade;
- opções de consumo em loja, delivery e retirada;
- facilidade no pagamento.
Outro ponto é a vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não aceitam esse tipo de pagamento.
Vale mais a pena aceitar vale-alimentação ou vale-refeição?
Essa pode ser uma dúvida comum, mas a opção mais adequada depende do segmento do seu negócio.
- O vale-refeição é destinado para o pagamento de refeições prontas e, geralmente, é aceito em restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e estabelecimentos similares.
- Já o vale-alimentação é voltado para a compra de gêneros alimentícios para preparo e consumo em casa, por isso, ele normalmente é aceito em supermercados, hortifrútis, açougues e mercearias.
Como me credenciar para aceitar vale-refeição?
Aqui na Megavale, o credenciamento é super simples! Nossos cartões são aceitos nas principais tecnologias do mercado e para ser um estabelecimento conveniado basta entrar em contato com o nosso time.
Uma vez credenciado, o estabelecimento passa a integrar a rede autorizada, ampliando sua visibilidade e atraindo mais clientes.