Ser aprovado em um processo seletivo pode exigir muito mais do que apenas um currículo sólido e domínio técnico.
Embora as habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, sejam fundamentais para desempenhar as funções da vaga, as empresas têm valorizado, cada vez mais, candidatos que demonstram habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills.
Elas são responsáveis por propiciar um bom relacionamento interpessoal, adaptação a mudanças e resolução eficaz de problemas, competências decisivas para o dia a dia em um ambiente organizacional.
Mas como se destacar em entrevistas, demonstrando o equilíbrio adequado entre hard e soft skills e conquistar a vaga? Vem com a gente descobrir!
O que são soft skills
Soft skills são habilidades comportamentais e emocionais que dizem respeito à forma como cada pessoa lida com os outros e com os desafios do trabalho.
Diferentemente das habilidades técnicas, que podem ser ensinadas em cursos e treinamentos, as soft skills estão mais ligadas à personalidade e à postura profissional.
Entre elas, destacam-se: comunicação assertiva e não violenta, empatia, adaptabilidade, pensamento crítico e inteligência emocional.
Quais habilidades são mais requisitadas?
Para cada nível da hierarquia corporativa, são esperadas diferentes habilidades, afinal, as competências exigidas em cada cargo são distintas e possuem impactos variados na operação do negócio.
Mas, de forma geral, trabalho em equipe, resiliência, criatividade, boa gestão do tempo e das atividades são cada vez mais valorizadas pelos empregadores.
Se desenvolver no aspecto comportamental é tão importante porque, atualmente, essas habilidades são reconhecidas como decisivas para o desempenho profissional e, consequentemente, para o alcance das metas e expectativas da empresa.
Afinal, possibilitam que o colaborador una técnica e comportamento, maximizando a assertividade de suas ações.
Por que elas são importantes
As soft skills são fundamentais tanto nos processos seletivos, demonstrando que o candidato vai além do conhecimento técnico, quanto no dia a dia, garantindo fluidez e uma comunicação adequada com a equipe , colegas e pares.
Durante o processo seletivo elas impactam a maneira como um candidato se apresenta e se relaciona com os recrutadores, revelando traços importantes da personalidade como:
a capacidade de comunicação clara;
a empatia;
a inteligência emocional;
E ainda ajudam a criar uma conexão positiva com quem conduz a seleção.
Impacto no dia a dia
Quando pensamos na rotina do trabalho, habilidades como escuta ativa permitem compreender melhor as necessidades do time, enquanto negociar e lidar com pressões mostra que o profissional é capaz de manter o equilíbrio emocional mesmo em momentos de estresse.
O que garante um desempenho consistente e eficaz durante o processo seletivo e no cotidiano organizacional, onde trabalho em equipe, resolução de conflitos e alinhamento ao propósito da empresa são determinantes para o sucesso.
Por essa razão, as soft skills são tão importantes quanto a técnica e o conhecimento do negócio, porque contratar alguém apto tecnicamente é importante, mas contratar quem terá uma atuação harmoniosa, produtiva e assertiva é o que de fato fará a diferença. Demonstrar domínio nessas habilidades molda uma imagem positiva do candidato perante os recrutadores, aumentando suas chances de aprovação.
Como desenvolver soft skills
Embora sejam traços comportamentais, as soft skills podem ser aprimoradas com autoconhecimento e prática. Algumas estratégias incluem:
Pedir e aceitar feedbacks com abertura e maturidade;
Investir no autoconhecimento, seja por meio de terapias e psicoterapias, com o auxílio da literatura ou de discussões em grupo com esse objetivo;
Participar de atividades que estimulem a colaboração, como projetos interdepartamentais;
Observar e aprender com líderes e colegas que demonstram boa capacidade de relacionamento;
Investir em cursos e formações voltadas à comunicação, inteligência emocional e liderança e outras habilidades.
No fim, o candidato ideal é aquele que une técnica e comportamento. As empresas sabem que podem ensinar novas habilidades técnicas, mas dificilmente conseguem moldar atitudes. Por isso, desenvolver soft skills é um investimento indispensável para obter destaque e conquistar boas oportunidades.
Equilíbrio é o diferencial
Desenvolver soft skills é uma forma de fortalecer sua jornada profissional e se destacar em processos seletivos, refletindo diretamente na sua rotina de trabalho, na forma como você se comunica, resolve problemas e constrói relações positivas. Assim como as empresas valorizam profissionais completos, a Megavale apoia quem busca evolução contínua, oferecendo soluções que facilitam sua rotina, melhoram seu bem-estar e ajudam você a manter o equilíbrio dentro e fora do trabalho.
Ao investir no seu desenvolvimento, você amplia suas oportunidades e constrói uma trajetória mais segura e alinhada aos seus objetivos. Quer continuar aprendendo e se preparar ainda melhor para o mercado?
Você também pode gostar de ler
Como fazer o vale-alimentação durar mais?
O vale-alimentação deve ser utilizado para compras nutritivas e planejadas, para que o saldo seja gasto de forma estratégica e focada no bem-estar.
Publicado em 23/09/2025 às 15h32 - Atualizado em 23/09/2025 às 15h38 - Por Bárbara Moreira
O vale-alimentação pode ser usado como aliado da dieta?
O vale-alimentação garante flexibilidade alimentar ao trabalhador, facilitando a compra de itens mais saudáveis e nutritivos para a dieta.
Publicado em 18/09/2025 às 11h50 - Atualizado em 18/09/2025 às 12h06 - Por Bárbara Moreira