Aceitar vale-refeição pode aumentar a fidelização?

Aceitar vale-refeição é uma estratégia inteligente de fidelização porque oferece conveniência ao cliente e vantagem competitiva ao restaurante.


Aceitar vale-refeição é uma das melhores maneiras de vender mais e fidelizar clientes. Mas você sabe como transformar esses benefícios em lucro real?

Essa é uma estratégia inteligente para restaurantes, padarias, cafeterias e outros food services que buscam aumentar a taxa de retorno e recompra.

Afinal, com milhões de trabalhadores que contam com auxílios voltados à alimentação no Brasil, estabelecimentos credenciados localizados perto de centros comerciais e empresariais têm uma oportunidade valiosa para atrair um público fiel e recorrente. Vem entender como!

Como aceitar vale-refeição pode impactar seu negócio?

Negócios que aceitam vale-refeição tendem a registrar um fluxo de clientes maior, uma vez que esse benefício é amplamente utilizado para refeições rápidas durante a jornada de trabalho. 

A proximidade com empresas que oferecem vale aumenta a frequência e recorrência de visitas porque os colaboradores costumam dar preferência a locais que aceitam o cartão. Isso facilita o pagamento e otimiza o tempo de almoço. 

Dados revelam que restaurantes, lanchonetes e padarias observam um aumento consistente no volume e no valor das transações quando aceitam vale-refeição.

Quanto os usuários do vale-refeição gastam em média?

Conforme indicadores recentes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o valor médio por transação com o vale-refeição em restaurantes cresceu 16,6% em relação ao ano passado. Ou seja, o consumo por cliente está sendo maior em 2025.

Pesquisas e dados recentes demonstram que o gasto médio por transação com o vale, no Brasil, é de cerca de R$25 por compra, podendo variar conforme a localidade (em capitais, por exemplo, esse valor pode atingir uma média de R$40).

O vale-refeição x fidelização

Aceitar vale-refeição cria um vínculo importante com o consumidor, porque proporciona comodidade e facilidade na hora de pagar pelas refeições. 

E isso aumenta o índice de recompra no estabelecimento, já que os usuários de benefícios corporativos tendem a dar preferência a estabelecimentos que aceitam vale. 

Podemos afirmar que a fidelização em restaurantes e lanchonetes é potencializada por alguns fatores como:

Outro ponto é a vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não aceitam esse tipo de pagamento.

Vale mais a pena aceitar vale-alimentação ou vale-refeição?

Essa pode ser uma dúvida comum, mas a opção mais adequada depende do segmento do seu negócio.

Como me credenciar para aceitar vale-refeição?

Aqui na Megavale, o credenciamento é super simples! Nossos cartões são aceitos nas principais tecnologias do mercado e para ser um estabelecimento conveniado basta entrar em contato com o nosso time

Uma vez credenciado, o estabelecimento passa a integrar a rede autorizada, ampliando sua visibilidade e atraindo mais clientes.


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